Monte Prado Hotel & Spa em Melgaço

Localizado na Vila de Melgaço, numa zona bastante calma e a uns 2 km do centro, o Monte Prado Hotel & Spa proporcionou-nos uma estadia agradável e relaxante.

A boa reputação no Booking e o preço fantástico proporcionado pelo Odisseias, foram um bom aliciante para reservarmos duas noites neste hotel.

O HOTEL

O Monte Prado Hotel & Spa é um hotel 4 estrelas localizado numa zona extremamente tranquila inserida no Parque Nacional Peneda do Gerês, junto ao rio Minho e a uns 2 km das famosas Termas de Melgaço.

Tem 50 quartos todos eles com uma vista para a fronteira natural com a Galiza e as colinas galegas.

Este hotel tem piscina exterior e conta também com um SPA, o “River SPA”, com as seguintes comodidades:

  • Piscina interior
  • Duche sensações
  • Jatos água
  • Jacuzzi

A NOSSA EXPERIÊNCIA

Estivemos no Monte Prado Hotel & Spa em meados de setembro de 2016. Não tivemos lá muita sorte com o clima, estava chuvoso e muito nublado (como se vai aperceber pelas fotos), mas ainda deu para aproveitar bastante e principalmente relaxar!

Não tivemos nenhuma dificuldade em encontrar o hotel. O GPS levou-nos lá sem qualquer problema. De qualquer forma, a certa altura não faltam indicações para o hotel e o GPS torna-se desnecessário.

O parque de estacionamento é muito pequeno e estava lotado à hora que chegamos ao hotel. Mas não falta espaço para estacionar o carro ali mesmo ao lado do parque.

Chegamos à receção umas duas horas após a hora de check-in, foi-nos entregue a chave do quarto (cartão), dadas todas as informações relativas ao funcionamento do SPA e como nos orientarmos dentro do hotel. Como fomos em regime de meia-pensão, aproveitamos para deixar a reserva feita para o jantar dessa noite. Nesse mesmo momento levantamos também as toalhas para usar no SPA (as toalhas são gratuitas, apenas se paga quem optar pelos roupões e pelos chinelos).

Ainda na receção, foi-nos oferecido um vale para relaxarmos nas fantásticas Termas de Melgaço gratuitamente por 2 horas! Não sei se é habitual eles oferecerem esses vales, mas pelo menos no dia em que lá chegamos estavam a oferecer esses vales a todos os hóspedes. Um bónus que não estávamos à espera e que se revelou uma experiência extraordinária. 🙂

EXTERIOR E ÁREAS COMUNS DO HOTEL

A zona envolvente do Monte Prado Hotel & Spa é bastante sossegada. Apesar de estar voltado para o Rio Minho, a densa vegetação e a elevação não permitem avistá-lo. Mas não deixa de ser uma paisagem muito agradável.

O interior do hotel poderia estar um pouco mais iluminado. À noite parece que optaram por colocar o hotel todo à média-luz. Ok, média luz até pode ser sinónimo de um ambiente romântico, mas não me parece que isso se aplique a corredores e outras áreas comuns de hotéis!

A decoração do hotel é simples, nada de espetacular ou que nos faça dizer “UAU!!”. No corredor que dava para o nosso quarto, uma das paredes tinha camisolas emolduradas e autografadas por jogadores de futebol. Pareceu-me um pouco desenquadrado da restante decoração, mas a gerência lá terá os seus motivos para ter aquilo ali.

O clima não convidava a isso, mas as zonas exteriores do hotel são propícias ao convívio ao ar livre. Perto da piscina exterior existe um pequeno bar (que esteve sempre encerrado durante a nossa estadia) e várias mesas, cadeiras e guarda-sóis. No piso do restaurante do hotel, existe ainda um terraço bastante amplo.

O hotel tem ligação a um passadiço junto ao rio onde podemos caminhar e seguir o trilho “Percursos Marginais do Rio Minho”. Nós apenas fizemos uma pequena parte do percurso, porque quando o decidimos fazer, já estava a começar a anoitecer. Mas pareceu-me ser um passeio bem relaxante. O hotel tem também logo à entrada algumas bicicletas à disposição dos hóspedes.

O QUARTO

Para não variar, saiu-nos na rifa um quarto com 2 camas de solteiro em vez de uma de casal (ou uma king size)! Paciência! 🙁

O nosso quarto tinha vista para a piscina exterior e para as montanhas. A varanda, bem espaçosa, convidava a ficar ali sentando a respirar o ar puro e a desfrutar daquela paisagem.

O quarto é amplo e de decoração muito simples. Notou-se alguma falta de manutenção, principalmente nos móveis que apresentavam algum desgaste e riscos. Mas nada que não fosse tolerável!

De resto, o quarto estava asseado e, como ficamos por duas noites, também pudemos comprovar que a limpeza e arrumação foram eficientes.

Quanto ao WiFi, o sinal era razoável no quarto e a ligação à internet era estável.

O SPA

Não foi de longe o melhor SPA que alguma vez tivemos oportunidade de experimentar. Logo a começar pelo facto de não ter nem sauna nem banho turco. O River SPA é apenas composto por um jacuzzi e uma piscina interior.

Algo que me desagradou imenso foi o excesso de cloro da piscina interior. Assim que se entra no SPA, os olhos começam a lacrimejar. Mais hóspedes se queixaram do mesmo. Até poderia ser um problema pontual, mas o que é certo é que deparei-me com mais reclamações no Booking a respeito desse inconveniente.

A água da piscina interior estava completamente fria! Mas assim que nos habituamos à temperatura (e ao cloro) até que se consegue relaxar um pouco. Gostei dos jatos de água, são excelentes para massajar as costas. 😀

Mesmo não sendo algo que utilize quando vou a um hotel, devo deixar aqui uma nota de que este hotel não tem ginásio!

PISCINA EXTERIOR

Como temos a “mania” de ficar em hotéis em dias de menor calor, não pudemos experimentar a piscina exterior. No entanto pareceu-me ser agradável, principalmente pelo espaço envolvente, a paisagem e as vistas para as Montanhas da Galiza.

O JANTAR

À hora marcada aparecemos no restaurante do hotel e fomos encaminhados para a mesa que nos estava destinada.

Adoramos o restaurante! Não é por nada que o Foral de Melgaço (nome dado ao restaurante deste hotel) foi recomendado pelo Boa Cama Boa Mesa! 🙂

É um espaço muito agradável e com funcionários extremamente simpáticos!

Como ficamos duas noites no Monte Prado Hotel & Spa, tivemos a oportunidade de jantar duas vezes neste restaurante.

A ementa é afixada no elevador do hotel, pelo que mesmo durante o dia já temos a informação do que será a Sugestão do Chef para essa noite.

Assim que nos sentamos, foi-nos entregue a ementa juntamente com um couvert composto por pão, manteiga, queijo e azeite com vinagre balsâmico.

Na primeira noite foi-nos servido Tataki de Atum e Creme de Couve Flor para entrada. Estava tudo ótimo!

Como prato principal serviram-nos Esparguete Salteado com Frutos do Mar com Óleo de Manjericão e Carne de Porco à Alentejana.

A sobremesa foi melancia e aletria servida juntamente com uma bola de gelado.

Na segunda noite optamos pela Salada de Couve Roxa com Maçã para entrada, Carne de Vitela Estufada com Legumes para prato principal e finalizamos com o Misto de Sobremesas.

Só de ver as fotos já me dá vontade de voltar lá! 😀

De notar que neste restaurante apenas se serve pequeno-almoço e jantar, estando encerrado à hora do almoço.

O PEQUENO-ALMOÇO

O pequeno-almoço é tipo buffet e é servido no mesmo restaurante onde se serve o jantar, ou seja, no Foral de Melgaço.

Foi um pequeno-almoço com boa variedade e com produtos de boa qualidade. Nada a apontar aqui, estava tudo excelente! Acho que as fotos falam por si…

BAR

Apesar de não termos utilizado o bar deste hotel, fomos lá espreitar após um pequeno-almoço, o que como seria de esperar a essa hora, estava encerrado. De qualquer forma deu para ver que é um espaço muito acolhedor. Tem sofás, lareira e até uma mesa de bilhar.

OS ARREDORES

A vila de Melgaço pertence ao verdejante distrito de Viana de Castelo e está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. A vila é conhecida pelas suas paisagens, história, gastronomia e também por produzir a muito apreciada e conhecida casta de vinho verde, Alvarinho.

Demos um passeio muito agradável por aqueles lados, sendo que um dos pontos de interesse que visitamos, foi o Castelo de Melgaço.

CASTELO DE MELGAÇO

Pelo que consegui apurar, o Castelo de Melgaço terá sido construído em meados de 1170, no reinado do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.

Por apenas 1€ por pessoa, visitamos o Núcleo Museológico inserido na Torre de Menagem do castelo, onde para além de vermos a exposição de vários artefactos obtidos pela pesquisa arqueológica, ainda pudemos deslumbrar de umas vistas magníficas da vila! A experiência só não foi melhor porque o tempo estava bastante nublado.

CASTELO DE CASTRO LABOREIRO

Outro ponto de interesse nas redondezas que tivemos curiosidade em visitar, foi o Castelo de Castro Laboreiro. Do centro de Melgaço até esse castelo, são cerca de 20km que se fazem nuns 30 minutos de carro.

A viagem de carro faz-se bem, o problema foi a subida a pé até ao castelo! O Castelo de Castro Laboreiro está localizado no alto de um monte a uns 1000 metros acima do nível do mar e o acesso ao mesmo não está lá muito facilitado, mas até que vale a pena o esforço! 😉

O trilho não é dos mais fáceis! Devemos ter andado durante uns 30 minutos… parece pouco, mas o que complica um pouco as coisas é o facto de ser sempre a subir! A quem se “aventurar” nessa subida, recomendamos que leve calçado confortável.

O acesso pode ser feito por dois caminhos: acesso norte ou acesso sul. Nós subimos e descemos pelo acesso sul, mas pelo que já li por aí, o mais recomendado é subir pelo acesso norte e descer pelo sul.

Não há como nos desviarmos do trilho, já que existem indicações até ao topo com informações da altitude e da distância que falta percorrer.

Chegados ao castelo, aliás, às ruínas do castelo, pudemos descansar e deslumbrar de umas vistas lindíssimas! Fiz um pequeno vídeo da subida ao castelo e das vistas para partilhar aqui no blog:

CONCLUSÃO

Quem for ao Monte Prado Hotel & Spa para desfrutar do SPA, achamos que terá uma pequena desilusão, mas de resto vale bem a pena. Para além de estar situado num local sossegado ideal para relaxar, tem um restaurante que nos agradou imenso.

O facto de oferecerem entradas para as Termas de Melgaço, é outro ponto a favor deste hotel. Foram as melhores termas que já visitamos até ao momento. Adoramos!!!

Pela nossa experiência, recomendamos sem hesitar o Monte Prado Hotel & Spa!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *