Tempus Hotel & Spa em Ponte da Barca

hotel-tempusLocalizado em Ponte da Barca a uns 2,5 km do Rio Lima, o Tempus Hotel & Spa proporcionou-nos uma estadia bastante agradável e, principalmente, sossegada!

Apesar de até ser relativamente perto para nós e de já termos andado por aqueles lados, nunca tínhamos visitado a belíssima vila de Ponte da Barca. Uma boa oportunidade encontrada no Odisseias e a excelente classificação do Tempus Hotel & Spa no Booking, levaram-nos a espairecer por aquelas bandas! 😀

O HOTEL

O Tempus Hotel & Spa é um hotel de 4 estrelas que está inserido numa zona extremamente tranquila e com umas vistas fantásticas.

Construído em 2014, este hotel apresenta uma decoração bastante moderna e minimalista.

Tem 26 quartos duplos e 2 suites, todos equipados com casa-de-banho privativa, Tv lcd, telefone, Wifi e minibar.

Este hotel tem piscina exterior com um enorme jardim envolvente e conta também com um SPA com as seguintes comodidades:

  • Sauna
  • Massagem
  • Banheira de Hidromassagem/jacuzzi
  • Banho Turco
  • Piscina Interior

A NOSSA EXPERIÊNCIA

Estivemos no Tempus Hotel & Spa no primeiro fim-de-semana de junho de 2016. O clima esteve a nosso favor, apesar de que um pouco mais de calor teria também sido bem-vindo! 😛

Para nós, ir a Ponte da Barca é “um tirinho”. Foi menos de uma hora de viagem guiados pelo GPS que nos conduziu até à rua onde se situa o hotel.

Não tivemos dificuldade em estacionar no parque de estacionamento do hotel. Logo aí demos conta que estaria muito pouco lotado (não deveria ter mais do que uns 8 carros lá estacionados).

Chegamos à receção poucos minutos após a hora de check-in, foi-nos entregue a chave do quarto (cartão), assim como as toalhas (gratuitas) para usar no SPA, e como optamos por jantar no hotel, aproveitamos para deixar a reserva feita para essa noite.

Gostamos do atendimento na receção. Funcionária muito simpática, prestável e despachada… em 2 minutos já tínhamos o cartão do quarto atribuído e já sabíamos como nos orientarmos dentro do hotel!

EXTERIOR E ÁREAS COMUNS DO HOTEL

Nas áreas comuns reina a cor branca e a decoração minimalista, algo que nos agradou imenso. Outro pormenor onde este hotel ganha pontos, é na limpeza. É notória a limpeza imaculada em todo o hotel!

O exterior do hotel é muito bonito assim como as vistas! A zona envolvente é muito verde e incrivelmente sossegada! Ouvem-se os pássaros e pouco mais! 🙂

Eis algumas fotos do exterior e das vistas deste hotel:

O QUARTO

Ficamos num quarto standard, mas mesmo assim era enorme! Muito amplo mesmo, com cama king-size (não eram 2 colchões como alguns hotéis têm a mania de pôr), secretária e sofá-cama.

A cama é muito confortável, assim como as almofadas. Tinha 4 almofadas na cama e ainda mais uma de reserva no roupeiro. A temperatura no quarto esteve sempre muito agradável, mas para quem for mais friorento, encontra no roupeiro um edredon e um cobertor extra.

A varanda é ampla e com vista para o jardim e piscina exterior. Infelizmente calhamos num quarto do piso 1 do hotel, os sortudos que ficaram no piso 0 tinham acesso direto para a piscina.

A TV é LCD e com um sistema implementado pela Nonius que possibilita jogar alguns jogos, emparelhar o telemóvel com a TV para ver vídeos do youtube, alugar filmes, etc. Só é pena ter poucos canais, algo que para nós é completamente indiferente, mas sabemos que há quem valorize isso.

A noite é bastante silenciosa, na varanda só se ouvem os grilos, e no quarto não se ouve rigorosamente nada, nem sequer os “vizinhos do lado”!

Um pormenor que também me agradou, foi a domótica, ou seja, os interruptores espalhados pelo quarto que permitem controlar a iluminação e o ar-condicionado de uma forma muito prática.

O quarto de banho não tinha banheira, apenas uma cabine de duche muito espaçosa e com jatos.

O sinal de WiFi no quarto era excelente e a velocidade da internet era razoável.

O SPA

Confesso que estava a achar tudo 5 estrelas neste hotel, até conhecer o SPA… Ambos ficamos um pouco desiludidos com o SPA, esperávamos muito mais de um hotel que até tem a palavra “SPA” na sua denominação!

Nota, o SPA não é mau, apenas não foi ao encontro das nossas (elevadas) expectativas. O odor do banho turco não era lá muito agradável, as paredes do SPA pareciam inacabadas, não vimos nenhum elemento do staff a controlar aquela área. No geral diria que não o achei acolhedor como a maioria dos SPAs que já tivemos oportunidade de experimentar.

Não é para implicar, mas até a típica musiquinha de SPA faltava ali! Tinha as colunas de som, mas nada de música.

Outro ponto menos positivo, é o facto de pedirem 5€ pelo aluguer de um roupão e chinelos. Acho um preço muito excessivo para algo que em muitos hotéis é disponibilizado gratuitamente, como é o caso do Hotel Minho. Assim, optamos por não alugar. O único senão foi que tivemos de ir do SPA para o quarto enrolados nas toalhas, mas até foi engraçado! 😛

De resto, gostamos da sauna, do jacuzzi e da piscina interior. Esta última é de água salgada e a temperatura da água é muito agradável.

PISCINA EXTERIOR

A piscina exterior é pequena, mas está inserida num enorme espaço ajardinado onde também temos duas camas de rede que convidam qualquer um a deitar e relaxar enquanto apanha sol. Sim, nós fizemos exatamente isso! 😉

Da piscina exterior temos acesso direto para o SPA, por isso podemos andar fora e dentro sem qualquer problema. Só temos de nos lembrar que no SPA é obrigatório o uso de touca.

O JANTAR

À hora marcada aparecemos no restaurante do hotel que fica no piso 0 e foi-nos dada a escolher uma mesa.

Como fomos em regime de meia-pensão, estava-nos destinada a Sugestão do Chefe. Para entrada eu optei por queijo chevre com salada ibérica e a Ana preferiu a sopa do dia.

Estava tudo ótimo! Adorei o queijo chevre, é divinal!

Como prato principal, ambos optamos por lombelos de porco preto fatiados com puré de castanha e cogumelos salteados. E mais uma vez, ficamos deliciados!

A sobremesa foi crepe com chocolate e bola de gelado. Um crepe muito bom, onde para além do chocolate, tinha pedacinhos de morango no interior.

Nota: o restaurante do hotel apenas serve o almoço ao domingo.

O PEQUENO-ALMOÇO

O pequeno-almoço é tipo buffet e é servido no mesmo restaurante onde se serve o jantar.

Achamos este pequeno-almoço pouco variado comparativamente a outros hotéis 4 estrelas, mas em relação à qualidade e frescura dos alimentos, estava tudo impecável.

Mas temos de realçar aqui um pequeno inconveniente que nos surgiu nesta refeição… Dirigimos-nos ao restaurante para tomar o pequeno-almoço por volta das 7h45 (o restaurante abre às 7h30) e mal entramos fomos informados que a pessoa responsável por fazer os ovos mexidos, bacon e salsichas, só chegava às 8h, sendo assim nos pedida a nossa compreensão para a falta desses alimentos.

Até aqui tudo bem, não havia problema nenhum em ir tomando o pequeno-almoço e aguardar mais uns minutos pelos ovos e pelo bacon, o problema foi que a espera prolongou-se até às 9h10, ou seja, quase 2 horas depois da abertura do restaurante. Mas a espera até que valeu a pena, pois estava tudo ótimo!

BAR

O Tempus Lounge Bar fica no piso 1 e está aberto das 16h à meia-noite, exceto aos sábados que fica aberto até às 2 da manhã.

Apenas lá fomos tomar um café, e há hora que fomos estava vazio e sem nenhum funcionário. No entanto tem um telefone no balcão e a indicação para ligarmos para a receção para que nos venham atender. Não é uma situação muito agradável, mas é compreensível, já que pelo o que vimos, o bar não tem muita afluência de hóspedes.

OS ARREDORES

Ponte da Barca é uma terra lindíssima, com muito para conhecer e, pelo menos na altura em que fomos, bastante sossegada! Demos passeios bastante agradáveis por aquelas bandas.

Ponte Medieval de Ponte da Barca

Como não poderia deixar de ser, visitamos a famosa ponte medieval de Ponte da Barca e demos uma caminhada pela margem do rio Lima, pela Praça Campo do Côrro e pelo Jardim dos Poetas . Eis algumas fotos desse passeio:

Ponte Romana sobre o rio Vade

Visitamos também a ponte romana sobre o rio Vade, um rio afluente do rio Lima. Essa pequena ponte une a margem de Ponte da Barca à margem oposta, da freguesia de Oleiros, no sentido Oeste-Este.

Castelo e Espigueiros do Lindoso

Fomos ainda visitar o Castelo do Lindoso e o maior aglomerado de espigueiros em Portugal que podem ser avistados do alto desse mesmo castelo.

Barragem do Lindoso

Paramos também na Barragem do Lindoso para contemplar aquelas magníficas vistas, e claro, para tirar algumas fotos que agora aqui partilhamos.

Recordo-me vagamente da última vez que tinha ido a esta barragem numa visita de estudo há uns anos valentes e em que visitamos mesmo o interior da barragem. Desta vez fiquei-me só pelas vistas, o que já só por si é espetacular!

Para quem não conhece, aqui fica um pequeno vídeo que fiz a mostrar a paisagem envolvente:

Durante um dos nossos passeios por Ponte da Barca em busca de pontos de interesse, passamos por uma tabuleta a indicar o nome de uma localidade muito curiosa: “Buenos Aires”! Por momentos pensei que nos tínhamos perdido de tal forma que já estávamos na Argentina… 😀ponte-da-barca-buenos-aires

RESTAURANTE “VAI À FAVA”

Outro local de destaque que tivemos oportunidade de visitar em Ponte da Barca, foi o restaurante “Vai à Fava” que fica junto ao Largo dos Poetas.

Foi aí que fomos almoçar e adoramos tudo: comida, paisagem, simpatia…vai-a-fava (32)Admito que não foi essa a nossa primeira escolha, uma vez que tínhamos planeado almoçar no restaurante “O Moinho”, mas este encontrava-se encerrado para férias.

De qualquer forma, o “Vai à Fava” foi uma excelente escolha. Saiba mais sobre essa experiência aqui: Vai à Fava em Ponte da Barca

CONCLUSÃO

O Tempus Hotel & Spa ganha muitos pontos pela localização sossegada e bastante próxima do centro de Ponte da Barca.

No entanto, existem alguns aspetos que o hotel deve melhorar e que estão bem explícitos neste artigo. Mas penso que existem muitos pontos positivos que superam essas pequenas falhas. Realço por exemplo o jantar (que foi divinal), o quarto espaçoso e confortável e a zona da piscina exterior que convida ao relax total!

Por esses motivos, recomendamos o Tempus Hotel & Spa a quem pretenda visitar Ponte da Barca e arredores!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *