Vai à Fava em Ponte da Barca

vai-a-fava (32)O Vai à Fava é um restaurante extremamente acolhedor, com um fantástico terraço à beira rio e umas iguarias 5 estrelas!

Localizado em Ponte da Barca com umas vistas fantásticas para o Rio Lima e para a famosa ponte medieval, o Vai à Fava ocupa o pódio dos melhores restaurantes nessa zona no Tripadvisor.

A NOSSA EXPERIÊNCIA

Descobrimos o Vai à Fava numa pesquisa na internet enquanto estávamos acomodados no Tempus Hotel & Spa em Ponte da Barca.

Confesso que essa não foi a nossa primeira escolha, uma vez que tínhamos planeado almoçar no restaurante “O Moinho”, mas este encontrava-se encerrado para férias. Seja como for, valeu bem a pena, pois foi uma experiência muito agradável!

Este restaurante encontra-se mesmo na margem do Rio Lima junto ao Jardim dos Poetas. Como não encontramos estacionamento mesmo ali ao pé, deixamos o carro no Largo do Corro que fica pertíssimo (1 minuto a pé).

A simpatia dos funcionários, as vistas de rio, o ambiente, a tranquilidade e, claro, a comida, é tudo 5 estrelas.

Outro ponto de destaque no Vai à Fava, é a decoração interior acolhedora e a pequena loja logo à entrada.

Como o dia estava solarengo e não corria ponta de vento, optamos por almoçar no terraço onde se estava mesmo muito bem!

Assim que fomos atendidos, serviram-nos um aperitivo muito sugestivo no que se refere ao nome do estabelecimento: fava frita! Para entrada deram-nos diversas opções, tais como mexilhão com molho verde, folhadinhos de alheira, crepes de sardinha, entre outras. Nós optamos pelos cogumelos salteados com bacon. Estavam muito bons! Acho até que os devoramos em menos de 1 minuto!

Para prato principal também existem várias opções, havendo até a possibilidade de escolhermos pratos vegetarianos. Eu optei pelo bife de alheira e a Ana foi para o folhadinho de peixe acompanhado com salada da época e molho béchamel. Para beber escolhemos sumo natural de melancia e limonada. Estava tudo divinal!

Para sobremesa escolhemos um petit gateau com gelado artesanal e um cheese cake. Mais uma vez estava tudo muito bom!

CONCLUSÃO

Para quem visitar Ponte da Barca e não faça questão de degustar pratos mais regionais, o Vai à Fava é uma excelente opção. Diria até que este restaurante alia a cozinha contemporânea com pratos tradicionais, e o resultado é excelente!

Concluindo, adoramos a experiência e recomendamos sem hesitar o Vai à Fava quer pela ementa quer pelo espaço.

Já conhecia este restaurante? Partilhe a sua opinião nos comentário.

Comentários

comentários

3 Responses

  1. Tudo tem um aspecto muito bom. Dá mesmo vontade de visitar o local. Obrigado pela partilha!

  2. Helena Vianna diz:

    É um local sereno como poucos, cheio de ótimos sabores e de gente simpática. Recomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *